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Pilates

Pilates na Gestação

Pilates na Terceira Idade

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Pilates

 

Joseph Pilates nasceu em 1883 na pequena cidade de Mönchengladbach, Alemanha e passou a adolescência praticando esportes variados. Chegou a ser lutador profissional de boxe em 1912, mas logo depois, durante a I Guerra Mundial, Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com os presos de guerra mutilados.

 

Toda esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A princípio, ele usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem aos equipamentos que hoje fazem tanto sucesso.

 

Em 1923, o alemão foi além e abriu seu primeiro estúdio em Nova York. Mas somente nos anos 40, com a procura de grandes bailarinos como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins começou o reconhecimento do método.

 

O fundador da prática faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho de difusão, e logo, muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios. Nos anos 70, Ron Fletcher abriu um estúdio em Los Angeles, sendo muito procurado por celebridades e esportistas lesionados, então, o método ganhou popularidade, chegando ao Brasil na década de 90.

 

Hoje, o método é praticado por milhões de pessoas que procuram melhor qualidade de vida.

 

 

Pilates na Gestação

 

Gestantes  somente podem iniciar as aulas de Pilates  após completar o 3º mês de gestação e com liberação do médico. Alguns benefícios:

 

  • Fortalece o assoalho pélvico, melhorando a capacidade de estender e relaxar a musculatura com mais facilidade na hora do parto;
  • Previne incontinência urinária;
  • Prepara o corpo para as mudanças posturais (deslocamento do centro da gravidade), diminuindo a sobrecarga da coluna, evitando desconfortos musculares, como a lombalgia;
  • Manutenção do equilíbrio que pode ficar prejudicado devido à instabilidade do quadril, que está sofrendo alterações posturais por conta do parto.
  • Maior rapidez na recuperação do pós parto;
  • Fortalecimento dos membros inferiores e superiores, facilitando na hora de amamentar, e quando carregar o bebê;
  • Por ser uma atividade dinâmica, possibilita uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, promovendo flexibilidade e relaxamento para a futura mamãe. Um dos resultados mais visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.

 

 

Pilates na Terceira Idade

 

O passar dos anos não deve ser sinônimo de incapacidade.

Joseph Pilates dizia que o condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade: "Se com 30 anos você não tem flexibilidade e está fora de forma, você é velho. Se com 60 é flexível e forte, você é jovem".

 

Exercícios de baixo impacto, onde não há pressão sobre as articulações enquanto os movimentos são executados, tornando-o ideal para os praticantes da melhor idade.

 

Proporciona força muscular e resistência, aumenta o equilíbrio corporal, além de estimular a produção de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas.

 

A prática contínua resulta em ganho de auto estima e confiança, proporcionando autonomia e independência funcionais, contribuindo para uma vida saudável.

 

 

Fisioterapia com Ênfase em Terapia Manual

 

A terapia manual é a área da fisioterapia que contempla o uso de um conjunto de técnicas manuais em benefício do paciente.

 

Possui uma visão global do organismo e utiliza-se de recursos diagnósticos e terapêuticos em estruturas que a fisioterapia convencional não atua, como por exemplo, mobilizações articulares acessórias, manipulação visceral, miofascial, craniana e neural. Em muitas das vezes é possível tratar um paciente sem encostar na região da dor.

 

 

Acupuntura

 

A Acupuntura é um sistema completo de diagnóstico e tratamento da medicina oriental. Na acupuntura a saúde é mantida pelo livre fluxo da energia vital - ou Qi - através de canais em nossos corpos chamados meridianos. Estes canais atuam como condutores que mantêm o equilíbrio e a saúde através da pele, músculos e órgãos.

 

Quando lesões, emoções, doenças, estresse, ou má escolha de estilo de vida, rompem a livre circulação do qi, do sangue, da linfa, e outros fluidos no seu corpo, você começa a sentir-se mal, e sintomas de má saúde começam a aparecer e se estabelecer. A Acupuntura pode ajudá-lo a encontrar um caminho melhor para a saúde e para a felicidade.

 

 

Técnicas Osteopáticas

 

Baseia-se na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como sejam os músculos e as articulações, os órgãos e as vísceras, a circulação sanguínea ou as interacções microscópicas entre as células.

 

Considera-se que quando o corpo não apresenta restrições de movimento é capaz de lidar melhor com a dor, o stress e as doenças, tendo então um poder de auto-cura.

 

Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está limitada, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.

Nosso Estúdio

"Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”.

Joseph Pilates

Sobre Nós

Inaugurado em 2009, o Espaço Kazumi é totalmente dedicado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Nosso intuito é o de trabalhar o corpo, a mente e o espírito em um único espaço.

Unimos profissionalismo e eficiência para garantir a qualidade em nossas aulas.

Atuamos com Fisioterapeutas altamente capacitados e especializados em Pilates, além de aulas personalizadas de acordo com as necessidades de cada um, seja praticante ou não de atividades físicas, do nível básico ao avançado.

Nossos profissionais também realizam atendimentos em domicílio com Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Acupuntura, Técnicas Osteopáticas e Fisioterapia Desportiva.

 

 

Nossos Profissionais

 

Pilates

O pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

 

Com um treino que alia força e flexibilidade, o pilates ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

 

Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Quem Pratica?

As Aulas

Por que Praticar?

O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente, gestantes, ou, até mesmo, das pessoas em fase de reabilitação.

Qualquer pessoa a partir dos 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios de treinamento desportivo.

Também pode ser  recomendado como condicionamento físico e prevenção de lesões para todos os indivíduos, sendo eles atletas profissionais ou não.

  • Promove a consciência corporal;
  • Melhora a força muscular;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora a mobilidade e a agilidade;
  • Alívio das dores;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Combate o estresse;
  • Previne a Osteoporose.
  • Exercícios seguros orientados por Fisioterapeutas;
  • Fisioterapeutas com especialização;
  • Exercícios suaves e eficazes;
  • Poucas repetições com movimentos precisos;
  • Variedades de exercícios, evitando-se monotonia;
  • Uso de equipamentos próprios e acessórios criados especialmente para o método;
  • Conscientização da postura correta;
  • Promoção de relaxamento e bem estar.

Avenida Rio Branco, 185 - Sala 1714 - Em frente ao Metrô da Carioca - Centro, Rio de Janeiro.

Tel.:  21 2240 7743  |  98355-1441 (Whatsapp)

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